Conheça as salas de recurso que funcionam de verdade para a inclusão
Alunos com deficiência precisam desenvolver habilidades para participar das aulas. Saiba como esse trabalho deve ser feito no contraturno
Com o quadro especial, alunos ensaiam os primeiros passos na leitura em braile. O uso de quebra-cabeças aguça a memória dos estudantes com deficiência intelectual
No
fim dos anos 1990, modelos distintos de salas de recursos chegaram ao
Brasil. Algumas cidades começaram a montar suas próprias configurações,
sem que os especialistas tenham eleito até agora um padrão ideal. Para
Daniela Alonso, psicopedagoga especialista em inclusão e selecionadora
do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10, a diversidade é positiva.
"Como a proposta desses ambientes é nova, ter mais de um modelo é
importante. Após algum tempo de experiência, aí, sim, pode haver
consenso", defende.
Em linhas gerais, é possível agrupar as diversas salas existentes em dois tipos. No primeiro, há recursos para atender a todas as deficiências. É o modelo defendido pelo Ministério da Educação (MEC) por meio das chamadas salas multifuncionais, instaladas a pedido de redes municipais ou estaduais (segundo dados oficiais, são 5,5 mil em funcionamento). O argumento principal é evitar deslocamentos e fazer com que todos os alunos com deficiência de um bairro ou comunidade sejam atendidos no mesmo local - cada sala tem estrutura para dez estudantes. "Isso tem a vantagem de aproximar a família da vida escolar dessas crianças. Os pais passam a ter mais informações sobre como auxiliar seus filhos na busca por autonomia", afirma Maria Teresa.
Em linhas gerais, é possível agrupar as diversas salas existentes em dois tipos. No primeiro, há recursos para atender a todas as deficiências. É o modelo defendido pelo Ministério da Educação (MEC) por meio das chamadas salas multifuncionais, instaladas a pedido de redes municipais ou estaduais (segundo dados oficiais, são 5,5 mil em funcionamento). O argumento principal é evitar deslocamentos e fazer com que todos os alunos com deficiência de um bairro ou comunidade sejam atendidos no mesmo local - cada sala tem estrutura para dez estudantes. "Isso tem a vantagem de aproximar a família da vida escolar dessas crianças. Os pais passam a ter mais informações sobre como auxiliar seus filhos na busca por autonomia", afirma Maria Teresa.
Usando talheres adaptados, estudantes com deficiência física ganham autonomia Aprender Libras é umas das principais atividades de AEE para alunos com deficiência auditiva
A
segunda perspectiva é realizar o AEE por deficiência, como ocorre na
cidade de São Paulo. Não há grandes diferenças em relação à
infraestrutura - as maiores distinções dizem respeito à formação do
professor (leia o quadro abaixo). "No curso, damos ao educador
uma formação específica na área em que ele vai atender. Oferecemos uma
visão geral de todos os tipos de deficiência, mas ele se especializa em
uma única", diz Silvana Drago, assistente técnica de Educação Especial
da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. No caso paulistano, as
salas de recursos também ocupam espaço nas escolas regulares, e os
alunos recebem transporte para o polo mais próximo que contemple sua
deficiência.
Outras cidades experimentam uma combinação dos dois modelos para conseguir ampliar o atendimento. É a opção de Fortaleza. Por lá, de acordo com as previsões oficiais, até o fim de 2010 a rede receberá o reforço de 58 salas do programa do governo federal (hoje, são 105 salas próprias da prefeitura). O tempo vai dizer qual o melhor modelo e se será necessário optar por um. "Não sabemos ainda como esse processo vai se encaminhar, mas o momento é de otimismo", afirma Daniela. "Antes, faltavam iniciativa e oferta de recursos para AEE. Agora, esses dois fatores já existem."
Outras cidades experimentam uma combinação dos dois modelos para conseguir ampliar o atendimento. É a opção de Fortaleza. Por lá, de acordo com as previsões oficiais, até o fim de 2010 a rede receberá o reforço de 58 salas do programa do governo federal (hoje, são 105 salas próprias da prefeitura). O tempo vai dizer qual o melhor modelo e se será necessário optar por um. "Não sabemos ainda como esse processo vai se encaminhar, mas o momento é de otimismo", afirma Daniela. "Antes, faltavam iniciativa e oferta de recursos para AEE. Agora, esses dois fatores já existem."
O tipo de formação varia de
acordo com o modelo de AEE adotado pela rede. Na proposta do MEC, o
curso é a distância, dura 400 horas e aborda todas as deficiências. "A
metodologia é a do estudo de caso, em que os participantes investigam a
melhor conduta para cada aluno", explica Claudia Pereira Dutra,
secretária de Educação Especial do MEC. Na cidade de São Paulo, por
outro lado, a ênfase é na deficiência em que o professor vai atuar. No
curso, presencial, o conteúdo é específico por deficiência. Por exemplo,
o professor que precisa trabalhar com cegos aprenderá braile e o uso de
aparelhos de apoio. Para Daniela Alonso, a formação ainda está longe do
ideal. "É uma medida emergencial para atender à demanda das salas. Tem
sido útil para divulgar o tema, mas precisa melhorar." Uma das maiores
necessidades é ampliar o espaço para a prática. "Não há nenhum programa
de estágio, o que seria essencial", finaliza.
Fonte: Revista Nova escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário